Assembleia celebra 112 anos da Escola de Praças da PMPR

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta quarta-feira (2) uma sessão solene em homenagem aos 112 anos da Escola de Formação de Praças da Polícia Militar do Paraná (EsFAEP). A cerimônia foi proposta pelo deputado Soldado Adriano José (PP) e aconteceu no Plenário, reunindo instrutores, comandantes, praças e demais integrantes da corporação para celebrar a trajetória da instituição e refletir sobre seu papel na sociedade.

Criada inicialmente como Escola de Polícia em 24 de junho de 1912, sob o comando do coronel Fabriciano do Rego Barros, a EsFAEP passou por diferentes fases até consolidar o modelo atual. Em 1976, transformou-se em Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Em 2010, foi oficialmente inaugurada como 1ª EsFAEP em Curitiba, considerada o marco da padronização do ensino policial no Estado.

Na abertura da sessão, o deputado Soldado Adriano José destacou a importância da formação contínua para os policiais militares. “Uma coisa é o policial se formar, outra é a instituição investir nesse policial com mais conhecimento e preparo para ele saber diferenciar o criminoso do cidadão de bem. Esse aperfeiçoamento acontece justamente nessas escolas”, explicou.

O parlamentar lembrou ainda a expansão do modelo com a criação da 2ª EsFAEP em Maringá, em 2010, para atender a demanda do interior, e da 3ª EsFAEP, inaugurada em 2022 na Academia Policial Militar do Guatupê, em Cascavel. “Ali acontecem formações e cursos de especialização ou de abordagem, por exemplo. Ao longo desses 112 anos, nossas escolas jamais perderam a essência da missão”, frisou.

Reconhecimento aos instrutores e comandantes

Durante a sessão, placas de homenagem foram entregues a profissionais que contribuíram para consolidar a história da EsFAEP. O primeiro-sargento Joany Lourenço dos Santos, instrutor há mais de uma década, ressaltou o significado do reconhecimento. “Entramos como cidadãos e temos o dever, pautados por princípios legais e valores éticos e morais, de retornar para a sociedade como policiais, como guardiões da lei. É como um sacerdócio”, comparou.

Santos atua na formação desde 2013 e soma 21 anos na corporação. “Me encontrei na formação policial e sei que ali posso contribuir, como faço há mais de 12 anos”, destacou.

O major Valdir Goedert Filho, comandante da 1ª EsFAEP, enfatizou a responsabilidade da missão. “É um sistema que há mais de um século está a serviço da população do Paraná. Receber essa homenagem na Casa do Povo é simbólico. Temos 300 policiais sob nossa tutela e a responsabilidade de garantir o melhor preparo para atender bem à sociedade.”

Representando o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Jefferson Silva, o coronel Paulo Afonso ressaltou o prestígio nacional da instituição. “A EsFAEP é referência no Brasil para a formação de praças. Celebramos o esforço diário de instrutores, gestores, praças e oficiais que dedicam suas vidas à formação policial”, afirmou.

A sessão solene reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa em valorizar o trabalho da Polícia Militar do Paraná e reconhecer a importância da formação de profissionais preparados para atuar com segurança, responsabilidade e respeito à sociedade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.