AGORA

Guinness confirma telecirurgia de maior distância do mundo para o Paraná

O Guinness World Records confirmou oficialmente nesta sexta-feira (3) o novo recorde mundial de maior distância entre paciente e cirurgião em telecirurgia robótica: exatos 12.034,92 quilômetros separaram o Hospital Cruz Vermelha, em Curitiba (PR), do Jaber Al-Ahmad Hospital, no Kuwait, em uma operação inédita e bilíngue.

No dia 23 de setembro de 2025, dois procedimentos de hérnia inguinal foram realizados via robô cirúrgico MP1000 da Edge Medical. No primeiro, o cirurgião brasileiro Leandro Totti operou remotamente um paciente no Oriente Médio. No segundo, médicos do Kuwait conduziram uma operação em Curitiba, invertendo os papéis e demonstrando completa reprodutibilidade e confiabilidade técnica entre Brasil e Kuwait.

O feito superou o recorde anterior, registrado entre Casablanca (Marrocos) e Xangai (China), consolidando a liderança brasileira em inovação médica.

Inovação tecnológica e cooperação global

A conquista foi resultado da parceria entre o Hospital Cruz Vermelha, Jaber Al-Ahmad Hospital, SCOLLA Centro de Treinamento Cirúrgico, Zain Group e a Kuwait Foundation for the Advancement of Science (KFAS), com suporte nacional da Ligga Telecom, responsável pela conectividade ultra estável entre hospitais e data center de São Paulo. Dois robôs cirúrgicos e sistemas avançados de decodificação garantiram uma média de latência de apenas 199 ms, banda larga de 80 Mbps e mínima perda de dados (0,19%), consolidando a segurança e precisão dos procedimentos.

Segundo o médico coordenador e idealizador da iniciativa, Marcelo Loureiro do Scolla, o projeto representa uma nova era para a medicina mundial: “É um modelo de cooperação internacional entre governos, instituições médicas e empresas de tecnologia, posicionando o Brasil na vanguarda e ampliando o acesso à saúde especializada”.

Impacto na formação médica e inovação no Paraná

O avanço estabelece impacto direto no ensino superior paranaense. Alunos e docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) terão acesso ao robô utilizado no recorde, fortalecendo a qualificação acadêmica por meio de aulas práticas de alta tecnologia.

O Governo do Paraná, via SETI, investiu R$ 2 milhões no Programa de Fomento à Inovação na Educação Médica para capacitação em cirurgia robótica, inteligência artificial, telemedicina e simulação realística. Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o projeto impulsiona o Paraná como protagonista da inovação em saúde e democratiza o acesso à tecnologia de ponta: “Estamos dando um salto na formação de médicos, promovendo vivências modernas nas universidades estaduais”.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, reforça a relevância do investimento: “Nossos cursos de Medicina atingem um novo patamar, unindo inovação, assistência em saúde e formação profissional, graças à parceria entre entes públicos e privados”.

Pioneirismo e próximos passos

A tecnologia já havia sido validada em agosto, com a primeira telecirurgia robótica à distância da América Latina, na qual o cirurgião Paolo Salvalaggio retirou a vesícula de um suíno entre Cascavel e Campo Largo. Novas operações à distância já estão programadas entre Paraná e Paraíba, expandindo ainda mais o acesso à saúde remota.

Fonte: diariodosudoeste.com.br

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *