A atividade econômica do Paraná avançou 7,5% de janeiro a abril de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), levantados pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social). O resultado é mais que o dobro do crescimento nacional no período, que foi de 3,5%.
O Paraná lidera o ranking de desempenho entre os estados brasileiros no 1º quadrimestre. Em segundo lugar está Santa Catarina, com alta de 7,1%, seguida por Goiás (6,9%), Pará (5,5%) e Bahia (5,1%), todos acima da média nacional.
Crescimento puxado por agropecuária, indústria e serviços
O bom resultado da economia paranaense é atribuído ao desempenho positivo em todos os principais setores — agropecuária, indústria e serviços — conforme análise do Banco Central.
Segundo o IBGE, a produção de cereais, oleaginosas e leguminosas no Paraná deve crescer 20% em 2025, saltando de 37,5 milhões de toneladas em 2024 para 45,2 milhões de toneladas na atual safra. Um dos destaques é o milho, que mesmo com adversidades climáticas, deve alcançar a maior safra da história, segundo projeções da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento.
Paraná lidera setor industrial no Sul
A indústria paranaense também apresentou desempenho acima da média. No 1º quadrimestre de 2025, a produção industrial do estado avançou 5,3%, quase quatro vezes mais que o índice nacional (1,4%).
Entre os principais destaques da indústria no período estão:
- Fabricação de produtos químicos: +16,3%
- Refino de petróleo: +14,1%
- Produção de máquinas e equipamentos: +10,3%
- Veículos automotores: +10,1%
Com 36,9% de participação, o Paraná lidera o volume industrial da região Sul.
Comércio varejista e ambiente de negócios
De janeiro a abril, o comércio varejista ampliado do Paraná cresceu 3,3%, frente a 1% no Brasil. Esse índice inclui vendas de materiais para construção e veículos, refletindo um crescimento econômico abrangente no estado.
O presidente do Ipardes, Jorge Callado, destacou a manutenção da liderança estadual no ranking nacional da atividade econômica em 2025. “O primeiro lugar do Paraná já havia sido observado no 1º trimestre de 2025, repetindo-se agora no quadrimestre, o que não deixa dúvida quanto ao êxito das políticas estaduais de estímulo ao desenvolvimento”, afirmou.
O PIB do Paraná também cresceu 5% no 1º trimestre, quase o dobro da média nacional e superior ao crescimento dos Estados Unidos no período.
Para o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, os bons resultados decorrem do ambiente favorável de negócios. Ele cita novos investimentos industriais e projetos estratégicos para o turismo como exemplos. “São grandes empresas no ramo industrial, como a nova fábrica de pneus da XBRI em Ponta Grossa, passando por empreendimentos que vão impulsionar ainda mais o turismo paranaense, como é o caso do Centro Pompidou, que será instalado em Foz do Iguaçu”, disse Maia.
Ranking do IBC-Br – 1º quadrimestre de 2025
- Paraná: 7,5%
- Santa Catarina: 7,1%
- Goiás: 6,9%
- Pará: 5,5%
- Brasil: 3,5%
- Minas Gerais: 2,9%
- Ceará: 2,6%
- São Paulo: 2,6%
- Rio de Janeiro: 1,2%
- Amapá: 1,2%
- Espírito Santo: 0,6%
- Pernambuco: -1,1%
Comentários estão fechados.