Agentes de combate a endemias de Francisco Beltrão realizam nesta semana mais um Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), com visitas a imóveis para identificar focos de larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, começou na segunda-feira e segue até sexta, com o objetivo de mapear os locais com água parada e planejar estratégias de combate ao vetor.
Segundo o coordenador de Endemias da Prefeitura, Alvaro Guancino, mesmo com as baixas temperaturas e as fortes geadas registradas no inverno, os agentes encontram larvas do mosquito em vários pontos da cidade. “Mesmo com o inverno rigoroso que estamos tendo, os agentes de endemias encontram larvas do mosquito em pratos plásticos de vasos de plantas, em poças de água de terrenos baldios e outros locais”, destacou.
Risco médio e cuidados preventivos
O trabalho reforça o alerta para a população sobre a importância de eliminar recipientes que acumulem água, mesmo no período mais frio do ano. No último LIRAa, realizado em maio, Francisco Beltrão foi classificado com infestação predial de médio risco, exigindo atenção redobrada dos moradores.
De acordo com a Secretaria de Saúde, desde o início de 2025 o município tem desenvolvido ações constantes para prevenção e controle da dengue, o que resultou em uma redução de mais de 90% nos casos em relação ao ano de 2024.
Comentários estão fechados.