O 22º Encontro das Mulheres Agricultoras de Pato Branco – Flor do Campo, reuniu centenas de mulheres das comunidades rurais nesta quinta-feira (6). O evento aconteceu na Sociedade Rural de Pato Branco e teve como objetivo reconhecer e valorizar a importância do trabalho feminino no campo.
Com o apoio de diversas entidades e instituições, a realização do evento foi possível por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e outras secretarias municipais, como Saúde, Educação e Cultura, Políticas Públicas para Mulheres, Assistência Social e Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, contou com o apoio do Sindicato Rural de Pato Branco, do Sistema Faep, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pato Branco, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), da Cooperativa Agropecuária Tradição e do Sicredi.
O prefeito Géri Dutra ressaltou o papel essencial das agricultoras na gestão das propriedades rurais. Ele disse que as mulheres agricultoras possuem um olhar adicional e cuidadoso no que se refere ao trabalho no campo, que contribui para o bom desenvolvimento das propriedades. Segundo ele, elas utilizam da criatividade e da inovação para diversificar a produção familiar.
O evento contou ainda com a presença de deputados e secretários de Estado, reforçando a importância desse reconhecimento. O prefeito também adiantou que ações semelhantes contemplarão, futuramente, as mulheres da cidade.
A vice-prefeita Neuza Viganó destacou o histórico do encontro, iniciado em 2006 durante a gestão do ex-prefeito Roberto Viganó. Segundo ela, a continuidade do evento ao longo dos anos demonstra a relevância desse espaço para o fortalecimento das mulheres do campo. “São fortes e poderosas, mas também têm a sensibilidade necessária para conduzir o trabalho”, afirmou Neuza, reforçando a importância do evento para a valorização feminina.
Para o secretário municipal de Agricultura, Edson Roberto Silveira, organizar a edição deste ano foi motivo de grande satisfação. Ele enfatizou que as mulheres têm um papel essencial nas propriedades, sendo responsáveis por atividades que agregam valor à produção rural, como a fabricação de leite e queijo, além de desempenharem um papel fundamental na vida familiar.
Com mais de 400 participantes, o evento se consolidou como um espaço de reconhecimento da importância das mulheres agricultoras, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com o fortalecimento do setor rural e o desenvolvimento sustentável das comunidades do interior.
Protagonistas do agronegócio
O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Sinauri Bedin, destacou a importância da data por reconhecer o papel essencial da mulher no agronegócio, conciliando as tarefas domésticas com o trabalho no campo. Já Rosane Bragato, do IDR-PR, ressaltou o protagonismo feminino nas propriedades rurais e o compromisso do Governo do Estado em valorizar essas trabalhadoras, fundamentais para suas famílias.
Recursos para Pato Branco
O deputado estadual Gugu Bueno participou do evento Flor do Campo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, destacando a valorização das produtoras rurais e a importância do aprendizado proporcionado pelas palestras técnicas oferecidas. Ele também anunciou a liberação de R$ 3,7 milhões para maquinários agrícolas e R$ 15 milhões para pavimentação rural, recursos enviados pelo governador Ratinho Junior.
Conquistas das mulheres
O grande número de mulheres que trabalham no campo e colaboram para o desenvolvimento econômico do município foi citado pelo deputado estadual Luiz Corti, assim como a diferença de como eram as propriedades rurais há 40 anos e como estão atualmente, graças ao trabalho das mulheres. Propriedades prósperas no Sudoeste, uma das regiões que mais crescem no Paraná.
O deputado federal Antonio Tadeu Veneri ressaltou que o Flor do Campo vai além de uma celebração ao Dia Internacional da Mulher, sendo um reconhecimento das conquistas femininas ao longo do tempo. Ele destacou que, no Congresso Nacional, as mulheres representam 20% dos votos e manifestou a esperança de, em sua próxima visita a Pato Branco, ver ainda mais mulheres atuando na saúde, educação, tecnologia e demais setores.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou que o evento valoriza o trabalho das mulheres do campo, antes pouco reconhecido. Segundo ela, desde a criação da Secretaria, políticas públicas têm fortalecido o protagonismo feminino, oferecendo mais oportunidades para seu crescimento.
O deputado estadual Adão Fernandes Litro destacou as lutas conquistadas pelas mulheres ao longo da história. Segundo ele, o Dia Internacional da Mulher é uma forma de homenageá-las, e o evento Flor do Campo enaltece as mulheres agricultoras de Pato Branco, mas também do sudoeste do Paraná.
A vereadora Anne Gomes da Silva, procuradora da Mulher na Câmara de Pato Branco, destacou a importância da participação feminina em diversos setores, especialmente na política, onde, de acordo com ela, a atuação exige coragem. Ela reforçou que a Procuradoria da Mulher atua como um apoio essencial para acolher e proteger as mulheres do município, além de exaltar o papel fundamental das agricultoras na região.
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, também marcou presença, parabenizando as mulheres do campo. Na oportunidade, ele compartilhou uma lembrança pessoal de sua mãe, que conciliava os cuidados domésticos com o suporte às atividades rurais.
O evento Flor do Campo contou ainda com a participação do presidente do CREA-PR, Clodomir Ascari, além de representantes da OAB, da Polícia Civil e vereadores.
Comentários estão fechados.