A Paróquia São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, finaliza sua 93ª Festa de São Pedro com programação especial no dia 29 de junho. O evento, tradicional e esperado pela comunidade, integra celebrações religiosas e culturais, reforçando a devoção local ao padroeiro.
A Festa teve início 1932, 30 anos antes da emancipação de Pato Branco. A comemoração é muito antiga, tradicional e faz parte da história e da cultura da cidade, independente da questão religiosa.
Programação
A festividade começa com o Desfile de São Pedro, às 7h30, pelas ruas do centro, seguido da Missa Solene em homenagem a São Pedro às 9h30. Ao meio-dia, terá início ao almoço com tradicional currasco. As 19h30 será celebrada uma missa festiva e bênção final às 22h.
Na reta final, a Ação Entre Amigos sorteará prêmios como moto elétrica e TV de 65″, com bilhetes a R$ 25,00 e sorteio na noite do dia 29.
Cultura, solidariedade e fé
Patrocinada por empresas locais e regionais a festa reforça valores de convivência, solidariedade e identidade cultural. A celebração marca ainda o encerramento do calendário das festas juninas, que homenageiam Santo Antônio, São João e, finalmente, São Pedro e São Paulo.
Por que o dia 29 de junho é dedicado a São Pedro?
O Dia de São Pedro e São Paulo, celebrado em 29 de junho, homenageia os apóstolos considerados fundadores da Igreja Cristã. A data pode representar o martírio ou a transladação de suas relíquias, e simboliza a consolidação do cristianismo no mundo romano.
São Pedro, pescador e primeiro papa, é venerado como padroeiro dos pescadores e é associado às chaves do céu — um símbolo de autoridade espiritual. A tradição popular também o relaciona à abertura das chuvas e ao ciclo junino.
Em Pato Branco, 29 de junho é feriado municipal, reforçando a importância da data para a identidade religiosa e comunitária local.
Comentários estão fechados.