Câmara de Pato Branco homenageia Acorpato e recebe Alap

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco, realizada nesta segunda-feira (16), os vereadores aprovaram dois projetos em primeira votação, entregaram uma Moção de Aplauso à Associação dos Corredores de Rua de Pato Branco (ACORPATO) e receberam a presidente da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Eliane Somacal Marcondes Gauze, que apresentou os projetos culturais da entidade para o biênio 2025/2026.

Além disso, foram lidos e aprovados dez requerimentos e duas indicações, com destaque para a valorização de iniciativas esportivas e culturais do município.

Projetos aprovados em primeira votação

De autoria da Mesa Diretora, composta pelo presidente Lindomar Brandão (PP), vice-presidente Alexandre Zoche (PRD), primeira-secretária Anne Gomes (PSD) e segundo-secretário Rafael Foss (União Brasil), foi aprovado o Projeto de Resolução nº 4/2025, que trata da numeração sequencial de atos normativos e administrativos no âmbito da Câmara Municipal.

Também foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Resolução nº 5/2025, que altera dispositivos da Resolução nº 5/2022, responsável pela criação da Medalha de Honra ao Mérito Esportivo. A matéria foi aprovada com a Emenda nº 31/2025, em votação única.

Moção de Aplauso reconhece trabalho da ACORPATO

De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos), a Moção de Aplauso nº 11/2025 foi entregue à Associação dos Corredores de Rua de Pato Branco (ACORPATO), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade desde sua fundação, em 2007.

Com mais de 200 membros ativos, a associação promove saúde, qualidade de vida e inclusão social por meio do esporte. Realiza anualmente a Corrida Kids e a tradicional Corrida de Rua da ACORPATO, em parceria com a APAE, além de desenvolver projetos como “ACORPATO na Escola” e “Correndo pela Vida”, voltados a crianças, jovens e acolhidos do programa SOS VIDA. A atual presidência é exercida por Cristian Schuartz.

ALAP apresenta projetos e convida para Fórum Literário

Convidada pelo vereador Lindomar Brandão, por meio do Requerimento nº 135/2025, a presidente da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Eliane Somacal Marcondes Gauze, usou a tribuna para apresentar as ações planejadas para o biênio 2025/2026.

Entre os destaques está o projeto “Pequenos Autores, Grandes Histórias”, que visa estimular a leitura e a produção literária entre crianças da rede pública e privada. O programa prevê a publicação de livros com textos dos alunos, realização de oficinas e envolvimento das famílias. A expectativa é lançar até três obras entre outubro e novembro de 2026.

Eliane também anunciou a realização do 1º Fórum Literário e Artístico da ALAP, que ocorrerá na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com debates sobre arte, literatura, história e sociedade. O encerramento do evento contará com a Posse dos Novos Membros da Academia, na própria Câmara Municipal.

“Seguimos comprometidos com a cultura e o desenvolvimento do nosso município”, afirmou a presidente da ALAP.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.