O município de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, será sede, na próxima segunda-feira (23), do Encontro Regional Sudoeste: Mobilizando a Inovação Estadual, evento preparatório para a 35ª Conferência Nacional da Anprotec 2025, que ocorrerá em Foz do Iguaçu. A programação será realizada das 13h30 às 17h, na sede do SEBRAE Pato Branco, reunindo representantes do governo estadual, universidades, startups, parques tecnológicos e lideranças do ecossistema de inovação regional.
O objetivo do encontro é mobilizar os atores locais, fortalecer conexões, discutir desafios e oportunidades para os Ambientes Promotores de Inovação (APIs) e eleger os delegados regionais que representarão o Sudoeste na conferência nacional.
A realização é da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com apoio do SEBRAE/PR, Fundação Araucária, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Governança Estadual do SEPARTEC+.
Programação: integração e protagonismo regional
De acordo com Leila Voss, diretora de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), a programação do evento contempla a apresentação do tema central da 35ª Conferência, um painel de discussão sobre os desafios dos ambientes de inovação, além da exposição da estrutura da Arena Paraná Mais Ciência e Inovação e da chamada dos ambientes credenciados, com a eleição dos delegados regionais.
“O evento visa não apenas reforçar a integração regional, mas também disseminar o tema da conferência – ‘Os Ambientes Promotores de Inovação, Transformando os Territórios e as Cidades’ –, além de estimular o networking e garantir representatividade paranaense no cenário nacional da inovação”, destacou Leila.
Inovação como vetor de desenvolvimento
Para a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosiclei Caldato Dalagnol, sediar o Encontro Regional reforça o protagonismo de Pato Branco no setor tecnológico e seu compromisso com um ecossistema de inovação colaborativo e sustentável.
“Parques tecnológicos, incubadoras, hubs e aceleradoras são plataformas estratégicas que conectam talentos e soluções aos desafios dos territórios. A convergência entre ciência, tecnologia e políticas públicas é essencial para posicionarmos nossa cidade como referência em transformação digital e competitividade”, afirmou.
Parque tecnológico de Pato Branco em expansão
Pato Branco abriga um dos 10 parques tecnológicos em operação no Paraná, inaugurado em 2016 e atualmente em fase de expansão, com a construção da nova Aceleradora de Empresas. A estrutura é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, a UTFPR – Câmpus Pato Branco e outras instituições do ecossistema local, com financiamento via SEPARTEC, da SETI.
A aceleradora tem como propósito impulsionar negócios inovadores, oferecendo mentorias especializadas, acesso a redes de investidores, infraestrutura física moderna e suporte técnico, consolidando o papel do parque como vetor de transformação econômica e tecnológica para a região.
O movimento fortalece cadeias produtivas estratégicas como agronegócio, tecnologia, indústria e saúde, promovendo a conexão entre universidades, setor produtivo e sociedade.
Comentários estão fechados.